terça-feira, 12 de janeiro de 2021

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE: "Está decidido: vou largar a escola"

 


Carol tem seis anos, está no primeiro ano e acaba de tomar uma grande decisão: vai largar a escola. Não quer mais saber, perdeu o interesse. A única coisa que gosta de fazer é pintar. Por isso, não vê motivo para se atormentar aprendendo a ler, a escrever, a contar, essas coisas não ajudam a pintar. Mas Carol tem dois problemas. O primeiro é deixar de ver seus amigos. Ela pensa um pouco e acaba concluindo que poderá esperá-los na saída da escola, além de poder

convidá-los para ir a sua casa no fim de semana.
O segundo problema é a cantina da escola: ela gosta muito de lá, e nesse caso não há solução. Se abandonar os estudos, não poderá mais ir à cantina, nem mesmo de vez em quando.

“Paciência”, pensa Carol. “Vou sentir falta, mas me acostumarei. Está decidido: vou largar a escola.”

Carol tomou uma decisão livremente. Não foi um mero impulso. Ela pensou bem nas consequências de sua escolha: não ver mais os amigos, perder a cantina, não aprender a ler, a escrever, a contar. Só que, nessa idade, ela ainda não é capaz de prever outras CONSEQUÊNCIAS: sem saber ler, escrever ou fazer contas, poderá ser enganada ao vender seus quadros quando for pintora, terá problemas para organizar as exposições, será dependente dos outros... E se um dia se desinteressar pela pintura, vai encontrar muitas dificuldades para conseguir um novo trabalho e também para descobrir novos prazeres. A escolha de Carol pode parecer livre, mas não é. PARA TOMARMOS DECISÕES DE MANEIRA LIVRE, PARA UTILIZAR VERDADEIRAMENTE NOSSA LIBERDADE, é necessário conhecer as CONSEQUÊNCIAS de nossas escolhas.

“Mais luz, por favor"

Se alguém andar à noite iluminando as pontas dos pés com uma pequena lanterna, vai trombar com tudo. 



Se utilizar uma lanterna maior, vai dar menos trombadas. E se for um holofote, vai enxergar tudo, bem longe, não vai esbarrar em nada, vai poder caminhar sem riscos.

Carol tem apenas seis anos. Nessa idade, é difícil imaginar as consequências da decisão de abandonar a escola. É como se ela usasse uma lanterna bem pequena para iluminar sua escolha. À medida que for crescendo, sua compreensão também vai aumentar. É fácil, então, entender por que as crianças têm menos liberdade que os adultos.

“Quero me deitar sempre à meia-noite; só tenho vontade de comer doces; quer ver televisão o dia inteiro; não quero usar nenhuma proteção quando andar de skate; quero sentar no banco da frente do carro, sem cinto de segurança..."

Todos temos o desejo de ser livres e fazer coisas como essas quando somos crianças. E ainda muitas outras! Mas nem sempre sabemos que durante o crescimento o corpo tem mais necessidade de sono; que comendo apenas doce, podemos ter problemas de saúde; que é possível quebrar a cabeça se o carro frear bruscamente e estivermos sem cinto...

Para tomar decisões livremente, precisamos compreender muito bem as consequências de nossas escolhas.

Referências Bibliográficas:
LABBÉ, Brigitte. Liberdade e Responsabildade. Editora Scipione, 2006.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Aluna do Diva vence Concurso "Um mundo mais colorido"





 Ficamos muito felizes em anunciar que a nossa queria aluna ISABELLA OLIVEIRA ROSSI, 

do 4o ano A foi uma das VENCEDORAS do Concurso da BRK Ambiental.

Parabéns Isabella!